Foto: Reprodução/RCT
A Polícia Civil da Paraíba realizou nesta quarta-feira (3) a operação Klon, focada em desmantelar uma organização criminosa envolvida em roubos e clonagem de veículos. A operação cumpriu 23 mandados judiciais, incluindo 12 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, em várias cidades do estado: João Pessoa, Conde, Lucena e Campina Grande.
A organização criminosa era responsável pela adulteração de sinais de identificação veicular, falsificação de documentos públicos, receptação, lavagem de capitais e formação de quadrilha. Investigações revelaram que alguns dos crimes eram coordenados por presidiários, que recrutavam pessoas para realizar os roubos e as adulterações dos veículos. Os carros clonados eram vendidos online, usando dados de veículos legítimos com a mesma marca, modelo, ano e cor.
Os criminosos também enganavam os compradores ao marcar novos encontros, supostamente para entregar a chave reserva, mas roubavam os veículos novamente. Durante a operação, foram apreendidas várias armas e drogas, incluindo crack, skank e cocaína.
Os procedimentos legais estão sendo conduzidos pela 6ª Vara Criminal e pela 2ª Vara de Entorpecentes da Capital. A operação foi nomeada Klon, palavra grega para clone, em alusão aos veículos clonados pelos criminosos.
Da redação