Confirmando as projeções dos indicadores para a economia paraibana em 2024, a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (14), atesta que as vendas do varejo da Paraíba expandiram 16,4% em junho sobre o mesmo período do ano passado. Foi a maior taxa de crescimento entre todas as unidades da federação e de quatro vezes mais que a média do País (4%).
A pesquisa mostra ainda resultados positivos e destaque no cenário nacional em todas as comparações no mês de junho. Por exemplo, na comparação do volume de vendas de junho sobre o mês anterior de maio, a Paraíba ao registrar alta de 2,4% no varejo, foi na contramão do País (-1%) e de outros 20 Estados, que apresentaram queda no indicador, além de liderar o crescimento. Neste comparativo, apenas a Paraíba (2,4%) e outras seis unidades tiveram crescimento: Rio Grande do Sul (1,8%), Mato Grosso do Sul (1%), Rondônia (1%), Goiás (0,5%), Distrito Federal (0,4%) e Roraima (0,2%).
DESEMPENHO NO 1º SEMESTRE – Com forte crescimento nos meses de maio (14,8%) e de junho (16,4%), a Paraíba fechou o primeiro semestre com alta de 9,7% no varejo, alcançando a segunda maior taxa de crescimento do País, liderada por Tocantins (18,4%). O País apresentou alta de 5,2% de janeiro a junho sobre o mesmo período do ano passado.
Para se ter ideia do desempenho do setor de varejo da Paraíba este ano, a taxa de crescimento do varejo no primeiro semestre deste ano da Paraíba (9,7%) é quase o dobro quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando o setor acumulava alta de 5,6% no Estado.
Da redação