A primeira audiência de instrução do pediatra Fernando Cunha Lima, denunciado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por abuso sexual contra crianças durante consultas, acontece no final do mês, dia 29 na sala de audiência da 4ª Vara Criminal, no Fórum Criminal de João Pessoa.
A data foi definida pelo juiz da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, José Guedes Cavalcanti Neto.
A defesa do pediatra, que está com suas atividades suspensas, indicou 38 testemunhas para serem ouvidas na audiência, mas o juiz reduziu para apenas 8.
Durante a audiência, uma das vítimas de Fernando Cunha Lima também será pela Justiça.
Apesar das denúncias contra ele, o médico continua em liberdade. Na última terça-feira (24), o juiz José Cavalcanti Guedes voltou a negar pedido de prisão preventiva contra ele. O caso em questão trata-se da acusação de abuso a um menino. Em outras ações, o pedido de prisão também já havia sido negado.
O juiz destacou, em sua decisão, a necessidade de analisar tecnicamente o decreto de prisão preventiva, enfatizando a exigência de provas concretas para justificar a medida. “Os fatos relatados nesta representação causam repugnância e perplexidade, mas o decreto de prisão preventiva precisa ser analisado tecnicamente”, afirmou, sinalizando que, apesar da gravidade dos crimes apontados, a decisão judicial precisa seguir os parâmetros estabelecidos pela lei.
Crimes
O inquérito envolvendo Fernando Paredes Cunha Lima reúne as acusações de quatro vítimas: duas crianças, de sete e três anos; uma mulher que afirma ter sido abusada aos nove anos, nos anos 1990; e a quadrinista Thaís Gualberto, de 38 anos, sobrinha da esposa do médico, que relata ter sido abusada aos sete anos.
As vítimas que sofreram abusos na infância e hoje são adultas figuram no processo como testemunhas, devido à prescrição dos crimes.
O médico investigado, que atuava em João Pessoa, atendia a maioria das vítimas desde que eram bebês e contava com a confiança das famílias. Fernando Cunha Lima é um pediatra renomado na capital paraibana e tinha uma clínica particular no bairro Tambauzinho.
Da redação