Foto: Bruna Bonfim/g1
Os eleitores que não compareceram às urnas neste domingo (6), durante o 1º turno das eleições municipais, têm até 60 dias para justificar a ausência. O prazo final é 5 de dezembro de 2024, e a justificativa pode ser feita de forma digital, por meio do aplicativo e-Título, ou presencialmente em postos físicos no dia da votação.
O voto é obrigatório para cidadãos maiores de 18 anos, e aqueles com idades entre 16 e 18 anos, bem como acima de 70 anos, estão isentos da obrigação de justificar a ausência. Quem faltar e não justificar terá que pagar uma multa de R$ 3,51 por turno não comparecido.
O aplicativo e-Título estará disponível para download até sábado (5), mas será suspenso no dia da eleição, retornando ao funcionamento na segunda-feira (7). Eleitores que já tiverem o app instalado poderão usá-lo normalmente no domingo para justificar sua ausência.
Para o 2º turno, o prazo de justificativa vai até 7 de janeiro de 2025. Eleitores que estiverem no exterior ou em trânsito no dia da votação estão dispensados de justificar, mas devem regularizar a situação ao retornarem ao Brasil.
Vale ressaltar que quem faltar a três pleitos consecutivos sem justificativa poderá ter o título de eleitor cancelado, considerando que cada turno é contabilizado como uma ausência.
Da redação